Posse de Javier Milei como presidente da Argentina
No dia 10 de janeiro, Javier Milei tomará posse como presidente da Argentina. A cerimônia está marcada para começar às 11h deste domingo, no Congresso Nacional, e poderá ser acompanhada pelos canais abertos de TV do país, além do YouTube da Câmara dos Deputados. Durante a posse, Milei realizará o juramento exigido e receberá os atributos de comando do atual presidente, Alberto Fernández. Além disso, será apresentado o seu ministério.
Milei, conhecido por sua postura liberal, planeja fazer um discurso nos degraus do Congresso, algo que não é tradicional nas cerimônias de posse na Argentina. Essa atitude tem gerado críticas, pois alguns a veem como uma tentativa de imitação das cerimônias de posse dos presidentes dos Estados Unidos, que fazem discursos diante do Capitólio, em Washington.
Programação da posse de Javier Milei
A programação da posse do presidente Javier Milei conta com os seguintes eventos:
- 10h30 - Saída do Hotel Libertador
- 11h00 - Chegada ao Congresso Nacional para Assembleia Legislativa
- 11h10 - Assinatura no livro de visitantes ilustres com Victoria Villarruel
- 11h30 - Cerimônia e ato de transferência
- 12h00 - Discurso na escadaria do Congresso
- 12h30 - Retorno à Casa Rosada em um conversível Valiant III
- 13h00 - Missa na Catedral Metropolitana de Buenos Aires
- 13h30 - Recepção de líderes e autoridades estrangeiras
- 17h30 - Posse dos Ministros na Sala Branca
- 18h30 - Coquetel
- 20h00 - Apresentação de gala no Teatro Colón
Vitória de Javier Milei nas eleições
Javier Milei foi eleito presidente da Argentina no dia 19 de novembro, quando derrotou o peronista Sergio Massa no segundo turno da eleição. O novo presidente conquistou 55,69% dos votos, contra os 44,30% de seu adversário. Com essa vitória, Milei se tornou o presidente mais votado na história do país, com 14,5 milhões de votos.
Bolsonaro na posse de Javier Milei
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi um dos primeiros a ser convidados para a cerimônia de posse de Javier Milei. Os dois líderes inclusive já se encontraram nesta semana. Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estará presente no evento, apesar de o Brasil ser um dos principais parceiros comerciais da Argentina. Isso se deve ao fato de que, durante a corrida eleitoral, Milei fez declarações controversas sobre Lula e afirmou que não queria encontrá-lo.
Redes sociais