Com uma "mãozinha" do Palmeiras, o Corinthians assegurou sua participação na Copa do Brasil de 2024
No último final de semana, uma reviravolta aconteceu no Campeonato Brasileiro, assegurando a participação do Corinthians na edição de 2024 da Copa do Brasil. O Palmeiras, que se classificou para a Libertadores do próximo ano, abriu uma vaga para o Timão através de uma mudança nos critérios de classificação.
O que aconteceu
O Corinthians estará na Copa do Brasil de 2024 depois de ocupar uma vaga aberta pelo Palmeiras, que se classificou para a Libertadores do próximo ano após o empate entre Athletico-PR e Vasco. Os times da Libertadores se classificam para a Copa do Brasil, direto para a terceira fase.
A condição para o Corinthians se classificar era a ida de Palmeiras ou Bragantino para a Libertadores, o que faz os dois abrirem mão da vaga na Copa do Brasil conquistada via Paulistão. O clube do Parque São Jorge era o próximo time na fila do ranking do Campeonato Paulista.
Com o título da Copa do Brasil e a vaga na Libertadores, o São Paulo também abriu espaço para o Corinthians obter a vaga no torneio nacional.
O Timão não entrará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, ao contrário dos rivais. A equipe de Mano Menezes terá de disputar o torneio desde o início.
Entenda melhor o caso
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou os critérios de classificação para a Copa do Brasil, priorizando mais os Estaduais. Anteriormente, as vagas eram definidas pelo ranking nacional.
O Paulistão reservou cinco vagas para o torneio, através da classificação geral na edição deste ano. O Corinthians ficou com a sétima melhor campanha no estadual, então precisava que dois times melhor colocados que ele abrissem mão das vagas na Copa do Brasil via Paulistão, com suas respectivas classificações para a Libertadores.
E o clube de Itaquera até teve outras oportunidades de se classificar por conta própria, mas esbarrou nas eliminações precoces nos torneios de mata-mata e na campanha ruim no Brasileiro.
Redes sociais